Transporte

O serviço de transporte gerenciado pela Prefeitura Universitária de Limeira inclui:

Malote:

A Prefeitura Universitária de Limeira realiza diariamente o transporte dos malotes das Unidades e Órgãos localizados nos campi de Limeira para o Controle de Documentação- CDOC/Expedição da DGA, FUNCAMP e DAC, a fim de que a documentação possa ser distribuída na Universidade.

É de responsabilidade das Unidades e Órgãos entregar os malotes nas Centrais de Atendimento da Prefeitura (Pref-LIM) para o transporte.

Horário previsto:

  • Campus I – saída às 8h
  • Campus II – saída às 7h45 

Legislação:

Transporte de Passageiros

A Prefeitura Universitária de Limeira disponibiliza serviço de transporte de passageiros nas seguintes modalidades:

– Frota Terceirizada: a solicitação deve ser emitida no Sistema “Gestor de Serviços“, pelos representantes de cada Unidade/Órgão  (CECOM, COTIL, FCA e FT), com antecedência mínima de 48 horas úteis.

– Frota Prefeitura: Transporte diário para o campus de Barão Geraldo em horários pré-definidos, mediante agendamento com 48 horas úteis de antecedência por meio do Sistema “Gestor de Serviços” e posterior transferência orçamentária de R$ 40,00 por pessoa (ida e volta).

Horário previsto

  • Campus I – saída às 8h
  • Campus II – saída às 7h45 

A Diretoria Administrativa providenciará relatório de transportes mensal para transferência de recursos ao C.O. 46 – FPG: 08-03-00 EE: 3339-40 (SAR).

Sistema

Legislação

  • Resolução GR-023/2019 – Dispõe sobre a utilização de veículos oficiais da Universidade, de veículos locados e de serviços de transporte terceirizados.
  • Resolução GR n° 48/2006 – Readequa a frota de veículos da Universidade, baixa normas de utilização da frota e dos transportes terceirizados, e dá outras providências.
  • Instrução DGA 54/2005 – Estabelece procedimentos para utilização de serviços de táxi através de contrato gerenciado pela Diretoria de Transportes da DGA (Atualizada em 14/04/2015).
  • Oficio Circular DGA n° 7/2007 – Utilização de serviços de transporte na Universidade. “Os serviços de transporte da Universidade deverão ser utilizados exclusivamente a serviço da instituição, assim como transportar apenas pessoas envolvidas com o serviço em execução, sendo vetado o transporte de passageiros que não estejam envolvidos no serviço, seja nos veículos oficiais ou terceirizados.”

Intercamp e Fretado para Funcionários

O Intercamp é o serviço de transporte fretado realizado entre os campi de Limeira e Campinas da Unicamp, destinado aos discentes regulares do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT) e servidores que precisam participar de atividades no campus de Campinas. Excepcionalmente o serviço pode atender alunos das Unidades de Campinas ou usuários eventuais (ex. intercambistas).

Funcionamento

O Intercamp opera nos dias de expediente do campus de Barão Geraldo (segunda a sexta-feira, exceto nos dias de feriado e expediente suspenso em Campinas ou feriado), nos horários abaixo:

TrechoHorários Pontos
Limeira para Campinas6h
7h30
12h
18h10(*)
23h10(*)
Embarque: Portaria de Pedestres do campus II de Limeira e Portaria de Serviços no campus I de Limeira.
Desembarque: Estacionamento da Biblioteca Central César Lattes (BCCL).
Campinas para Limeira06h45 (*)
12h30(*)
13h15
16h30
18h10
23h10
Embarque: Estacionamento da Biblioteca Central César Lattes (BCCL).
Desembarque: Portaria de Pedestres do campus II de Limeira e Portaria de Serviços no campus I de Limeira.

Nos horários das 18h10 e 23h10 o embarque e desembarque no campus I é realizado na portaria principal, localizada na Rua Paschoal Marmo, por motivos de segurança. Nos demais horários o embarque e desembarque continua sendo realizado na portaria da Avenida Cônego Manoel Alves

(*) Horário compartilhado com docentes e funcionários (fretado de servidores).

Para sua orientação, consulte:

  • itinerário e mapa interativo dos Circulares I e II que operam, gratuitamente, dentro do campus de Barão Geraldo;
  • página EMDEC para consultar os itinerários das linhas intermunicipais e municipais que passam pelo campus de Campinas.

Como usar?

Os alunos devem realizar as solicitações pelo sistema com o mesmo ‘usuário’ e ‘senha’ utilizados para acessar a rede Eduroam ou os Sistemas Acadêmicos (DAC), até às 23h59 do dia útil anterior da viagem, observando o saldo semestral de viagens. Após esse prazo, não será possível utilizar o ônibus, pois é necessário enviar previamente a lista de passageiros para à empresa prestadora do serviço para controle de embarque dos passageiros.

Caso não esteja conseguindo logar no sistema, apesar de estar, regularmente matriculado, os alunos do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) devem entrar em contato com a Diretoria Acadêmica do Cotil e os alunos  da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT), ou ser intercambistas (estrangeiro), com matrícula nas disciplinas destas unidades, devem entrar em contato com a DAC.

Como funciona o embarque?

Será necessária a identificação do usuário por meio do cartão universitário (RA), e na falta dele ou sendo este provisório, o atestado de matrícula (impresso)  ou a funcional e um documento oficial (RG, RNE ou Passaporte).

Sugerimos o comparecimento ao ponto de embarque com 15 minutos de antecedência do horário de partida.

Como funciona o sistema de saldo semestral de viagens?

Qualquer aluno regularmente matriculado nas unidades de Limeira (Cotil, FT, FCA) tem direito a 50 viagens por semestre, mediante reserva antecipada no sistema. Os alunos das demais unidades da Unicamp terão direito a 10 viagens por semestre. Os servidores tem 10 viagens por semestre. Cada vez que uma reserva é efetuada no sistema o saldo é reduzido em uma unidade. O saldo pode ser consultado no menu “Minhas Reservas”.

É possível aumentar o saldo de viagens?

Caso algum aluno necessite de um número maior de viagens, deverá preencher o formulário disponível no sistema. O pedido passará por uma análise e, se deferido, o saldo do semestre será alterado.

Outras dúvidas

  • Quantas reservas posso lançar para um mesmo dia?
    • Os usuários poderão lançar no máximo 2 reservas/dia.
  • É possível transferir minha reserva?
    • Não, as reservas são nominais, portanto intransferíveis. Todavia, sugerimos que ao terem ciência que não utilizarão determinada reserva, acessem “Minhas Reservas”, antes do fechamento da listagem de passageiros e cancelem a(s) viagem(ns); permitindo assim que outro usuário possa acessar o sistema e assegurar seu lugar na listagem de passageiros.
  • Perdi um objeto no ônibus, como faço para reavê-lo?
    • Encaminhe e-mail para servlim@unicamp.br, discriminando o item perdido e oferecendo subsídios para sua localização (horário e sentido da linha), para que entrarmos em contato com a prestadora do serviço.
  • A quem devo encaminhar dúvidas sobre o serviço ou reclamações sobre a postura dos motoristas ou condições dos ônibus da linha?
    • Quaisquer dúvidas ou reclamações poderão ser encaminhadas ao e-mail servlim@unicamp.br.

Sistema

Legislação

  • Decreto nº 48.073/2003 – Aprova o Regulamento do Serviço Rodoviário Intermunicipal de Transporte Coletivo de Estudantes, criado pela Lei n° 11.258, de 6 de novembro de 2002.
  • Resolução GR 59/2020 – Dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras nos serviços de transporte Fretado, Circular Interno, Intercamp e Moradia Estudantil da UNICAMP.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail servlim@unicamp.br.